ENTREGA DA COMENDA - 2009

.
No dia 30/11/09, às 11h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica, na cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha, foi realizada a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta terceira edição da Medalha, foram agraciadas 30 personalidades.
.
O vice-governador Antonio Anastasia presidiu a solenidade de entrega da Comenda, nesta que é a sua terceira edição. Foram agraciadas 32 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
.
Neste ano, o orador oficial foi o reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância da Medalha Teófilo Ottoni, como um reconhecimento do Governo de Minas às pessoas e instituições que buscam se doar ao desenvolvimento do Estado.
.
Agraciados com a Comenda Teófilo Ottoni - 2009
1- ALICE LORENTZ DE FARIA GODINHO, Funcionária Pública
2- CÂNDIDO FERRAZ ALVES, Prefeito Municipal de Ponta dos Volantes
3- ÉRICA CAMPOS DRUMOND, Secretária de Estado
4- FÁBIO ANTÔNIO DA SILVA PEREIRA, Professor – In Memoriam
5- GECERNIR COLEN, Professor universitário
6- GERVÁSIO BARBOSA HORTA, Compositor musical
7- GIOVANNI BATTISTA LISA, Padre
8- GUSTAVO BOTELHO NETO, Delegado Geral de Polícia
9- ÍRIS SORIANO NUNES MIGLIO, Professora
10- JOAQUIM GIOVANI MOL GUIMARÃES, Dom, Reitor da PUC Minas
11- JORDÃO BUENO JÚNIOR, Tenente-Coronel PM
12- JOSÉ DOS SANTOS SILVA, Vereador
13- JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA, Deputado Federal (MG)
14- JOSÉ SARAIVA FELIPE, Deputado Federal (MG)
15- JUSCELINO JOSÉ DE MAGALHÃES, Juiz de Direito
16- LÚCIO JOSÉ DE FIGUEIREDO SAMPAIO, Administrador de empresas
17- MAFRAN ABRANTES COUY, Médico
18- MARCELO SILVA RAMOS, Empresário
19- MARCELO SOARES DE ANDRADE, Produtor Cultural
20- MARCONI FAGUNDES GOMES, Vereador
21- MAURÍLIO NERIS DE ANDRADE ARRUDA, Prefeito Municipal de Januária
22- MAURO TUNES JÚNIOR, Empresário
23- NANZA DE MIRANDA MELO, Vereadora
24- NEILANDO ALVES PIMENTA, Advogado
25- PEDRO MARTINS ABRANTES, Líder político – In Memoriam
26- REINALDO CÉSAR DE LIMA GUIMARÃES, Advogado
27- RENATO VIEIRA DE SOUZA, Comandate-Geral PMMG
28- REYNALDO OTTONI PORTO, Historiador – In Memoriam
29- ROBERTO ALCÂNTARA BOTELHO, Prefeito Municipal de Jequitinhonha
30- SEBASTIÃO PIMENTA BARROSO, Advogado
31- SILVANA ALINE DUMONT HALLACK, Vereadora
32- WALTER ANTÔNIO ADÃO, Agrônomo
.
Sobre a Comenda
A Comenda Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei Estadual 16.920, com o objetivo de homenagear pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
A lei prevê que a entrega da medalha seja feita anualmente, em cerimônia realizada no mês de novembro, alternadamente nos municípios do Serro e de Teófilo Ottoni.
Em 2007, a solenidade foi realizada no Serro e em 2008 em Teófilo Ottoni.
.
Quem foi Teófilo Ottoni
Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807 na Vila do Príncipe (hoje Serro), que naquela época era sede da grande Comarca do Serro Frio (a maior comarca entre as cinco de Minas Gerais). Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha no Rio de Janeiro, onde se graduou como guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas políticas de vanguarda.
.
Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a "Revolução Liberal" em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto. Inocentado pelo Júri Popular e depois anistiado pelo imperador Dom Pedro II em 1844, foi reeleito deputado por Minas Gerais no ano seguinte. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento do norte-nordeste de Minas e a colonização do Vale do rio Mucuri. Através da empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a rodovia Santa Clara-Filadélfia, pacificou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Otoni. Foi um dos idealizadores da Ferrovia Bahia-Minas, ligando o Porto da Ponta de Areia, na Bahia, cruzando o Mucuri e Jequitinhonha até Araçuaí. A estrada funcionou de 1880 até 1962. Em 1965, o Governo Militar mandou arrancar seus trilhos. Ottoni voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864.
.
Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.
.
.
Com informações da Agência Minas e do Blog do Banu
.
.
.
.

Nenhum comentário: